PATROCINADOR

28 agosto 2012

DIA INTERNACIONAL DE SEGURANÇA EM INFORMÁTICA


Evento gratuito acontece em São Paulo, dia 29, e contará com especialistas que debaterão a privacidade na rede

O Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), que acontece no dia 29 de agosto em São Paulo, está com inscrições gratuitas abertas. Neste ano, as discussões serão conduzidas com base no tema "Privacidade de dados: o que você compartilha?". O evento promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) acontece desde 2005 por iniciativa do seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) e tem parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e com a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA).

O evento anual reunirá no Novo Hotel Jaraguá especialistas no assunto do Brasil e do exterior para compartilhar seus conhecimentos e assim educar e conscientizar usuários de Internet sobre segurança em ambientes informatizados. As palestras, abertas ao público mediante inscrição gratuita que acontece até o dia 28, serão transmitidas em três línguas (português, espanhol e inglês), em tempo real via web.

Na palestra “Segurança e privacidade em redes sociais” o especialista argentino Pedro Janices irá analisar os riscos associados ao uso de redes sociais e seu impacto na privacidade de dados. No mesmo painel será discutida também a importância de se ter uma ciberidentidade confiável.

Com experiência em análise de vírus, bankers e outras pragas originadas no Brasil, o membro da Aliance of Security Analisis Professionals (ASAP) Fabio Assolini falará do cenário das ameaças cibernéticas na América Latina.  Tendências futuras e como os cidadãos comuns têm sido afetados serão debatidos com relatos reais. Os aspectos legais relacionados à privacidade é o tema da palestra de Gerson Charbel, especialista em Direito na Sociedade da Informação e Direito Eletrônico.

Dentre as atividades especialmente preparadas para o DISI estão também as seguintes palestras: “Lidando com vírus e outros códigos maliciosos”, “Termos de uso de alguns serviços de Internet: Não seja pego de surpresa!” e “Segurança em dispositivos móveis”. Durante o evento, acontece também a distribuição de material de conscientização e o fomento a iniciativas que divulguem o tema segurança em informática. 

SOBRE A RNP:

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma Organização Social (OS), associada ao ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação do Ministério da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.

SERVIÇO:

Data: 29 de agosto
Local: Novo Hotel Jaraguá
Endereço: Rua Martins Fontes, 71, Bela Vista - São Paulo
Inscrições:  até o dia 28 de agosto ou mediante lotação no site http://disi.rnp.br/participe-usuario
Mais informações e programação completa no site http://disi.rnp.br

Nenhum comentário: